quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O assalto do ano

Depois do casamento do ano em 2006, Luciano Huck protagoniza o assalto do ano de 2007.



"Está na hora de discutirmos segurança pública de verdade".

Também não queria falar disso, mas acho importante.

Ao contrário de muitos, acho que a condição social de milhares de brasileiros não justifica a violência e o pânico que estamos vivendo. Creio que argumentações nesse sentido são, no mínimo, levianas, pois além de banalizar a violência, penalizam homens de bem.

Quando digo homens de bem, não me refiro ao apresentador, mas aos milhares de brasileiros, que nas mesmas condições dos criminosos, lutam e trabalham de forma honesta em troca apenas de dignidade.

E tenho certeza que mesmo o maior dos socialistas se revoltaria ao ter sua propriedade ou seu direito de ir e vir violados de forma tão brutal. É revoltante. E os criminosos devem ser punidos.

É duro falar isso num país em que a justiça não é para todos, num país onde ladrões de rolex vão para as cadeias - escolas do crime, enquanto os responsáveis por desvios absurdos de verbas públicas ou fraudadores de impostos são convidados para o casamento de Luciano e Angélica.

É legítima a indignação do apresentador, mas me pergunto se conveniente ou coerente.

Parêntesis: (todos têm direito à propriedade, fundamento constitucional. Vivemos num mundo capitalista e acho este o mais eficiente dos sistemas. O capitalismo é um sistema justo, desde que sejam dadas a todos oportunidades iguais. O esforço individual na construção de riquezas deve ser recompensado, desde que haja uma democratização das ferramentas).

No entanto, sabemos que isso não passa de uma utopia. E na conjuntura atual, condeno qualquer forma de ostentação. É, no mínimo, degradante ver o crescimento da cultura do luxo frente a tanta miséria na nossa sociedade.

Por isso, acho que Luciano, está sim no seu direito de se revoltar, de querer uma sociedade melhor. Mas é compatível com a nossa realidade pendurar o equivalente a várias casas populares no pulso? É melhor a elite entender que se nada for feito, o usufruto de suas riquezas estará comprometido. Mesmo forjada, essa consciência é muito importante. É hora de vender os rolex, arregaçar as mangas e tomar atitudes, temo que mandar cartas aos jornais dizendo que "está na hora de mudar" não resolva merda nenhuma.

4 comentários:

Sávio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sávio disse...

Justificar a violencia nao justifica, mais alimenta. A condiçao de caos que vivemos é propicia a violencia. Tambem nao quero defender criminosos e tb acho que tem que ser punidos, mais a logica nao é simples assim. Está justamente no Capitalismo, do qual discordo inteiramente de voce. Primeiro que ele é o pior dos sistemas. Segundo que nao existe capitalismo com oportunidades iguais. Isso nao é capitalismo. Nao existe experiencia historica nesse sentido. O que passou mais perto foi o "estado de bem estar social" que justamente por pregar "maiores oportunidas a mais pesoas" acabou, impludiu. Quando este sistema começou a implacar deram conta que ele nao condiz co o capitalismo. O capitalismo é competiçao, é lucro, é individualidade. Tudo isso gera a violencia. Para o Huck e toda a elite é facil comprar outro relogio, pq pra eles terem condiçao de comprar um relogio desse tem que existir a classe que vai tentar rouba-lo. Sao estes "marginais" que "fabricam" os relogios, carros, mansoes. É atraves do estado de miseria deles que se sustenta a riqueza dos outros. Essa logica a elite nao quer quebrar. Nao estou fazendo voto de pobreza, longe disso, só digo que somente combatendo o capitalismo, que vc vangloriou, que esta situaçao pode acabar.

N. Real disse...

Pegue o exemplo dos países do norte europeu: suécia, dinamarca, finlândia, noruega... claro que as oportunidades não são iguais... pois nenhum sistema no mundo atingiu seu ponto máximo de eficiência... mas pelo menos todos cidadãos tem condições dignas de sobrevivência (muitos, amparados pelo governo).

Sávio disse...

Estes países sao capitalistas ricos,para tanto tem que explorar países pobrebres, fomentando as desigualdades nestes. Eles já passam por processos drasticos de desigualdade e sustentam uma aparente harmonia vai saber por quanto tempo. O capitalismo por ele mesmo nao adimite harmonia, porque é uma disputa constante. Se o capitalismo fosse bom os EUA teriam que ser uma maravilha, e sabemos que nao é. Sugiro aprofundarmos essa discussao em um buteco, o que acha?