segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Amanhã, o Dia D



Os cidadãos americanos decidem nesta terça-feira (4) quem será o 44º presidente do país, o senador democrata Barack Obama, 47, ou o senador republicano John McCain, 72.

O dia 4 de novembro é o dia oficial de votação, em todo o país. Em 31 Estados, porém, os eleitores podem comparecer dias antes a locais de votação para fazer a sua escolha. Esse método tem como objetivo evitar problemas com o comparecimento em massa, no dia 4. O período de votação antecipada varia em cada Estado --pois as regras eleitorais são definidas no âmbito estadual e não federal-- mas, normalmente, se inicia de dez a 14 dias antes da data oficial da eleição e acaba na sexta-feira anterior (31).

Existem ainda sistemas de votação antecipada por e-mail ou carta. Uma verdadeira zona eleitoral!!!

Obamamania

Com o cofre cheio, o candidato comprou 30 minutos em horário nobre em sete canais de TV _incluindo três dos quatro maiores_ para exibir uma peça publicitária sobre eleitores em dificuldades em quatro cantos do país, suas propostas para eles e depoimentos de figurões do partido.

Sem dinheiro, não exibirei o vídeo neste blog. Mas, como um blog de moda que se preze (ou despreze), manifesto meu amistoso apoio ao candidato mais cool dos últimos tempos.



Não serei muito efusiva no meu apoio, pois meu coração também é de Sarah Palin - governadora do Alasca, vice (desastrosa) de McCain, envolvida em um escândalo de compra de roupas com dinheiro da campanha e ótima fantasia para o Halloween que passou - super forgot!

Quem ganha?

Apesar do favoritismo de Obama, a eleição continua indefinida. Na média de pesquisas nacionais compiladas entre dia 27 e ontem, o democrata mantém, no momento, vantagem de 6,3 pontos percentuais.

Utilidade Pública

Entender a cabeça dos candidatos (e dos eleitores) americanos é tarefa para gênio, mas entender como funcionam as eleições presidenciais do país fica mais fácil no vídeo abaixo, narrado em inglês.



Foi graças ao Colégio Eleitoral que, apesar de ter conquistado a preferência de menos eleitores que o democrata Al Gore, o republicano George W. Bush se tornou presidente em 2000, vencendo por pequena margem em Estados-chave, como a Flórida.

Que vença o melhor!

Fonte: Matérias - F. de São Paulo

Um comentário:

Marta disse...

Até o McCain ter escolhido a Palin, estava dividida porque nao estou a par das intençoes de um e do outro. Mas dadas as intençoes dessa senhora serem aprovadas pelo McCain... Sou pelo Barak Obama.